Você sabe o que é Sucessão Empresarial?

Sucessão Empresarial é um procedimento de transferência de poder e capital de uma empresa para outra empresa ou grupo, que por sua vez continuará executando as atividades da empresa anterior mesmo que com outra razão social. Isto ocorre com a fusão, incorporação ou transformação de uma empresa, venda do estabelecimento comercial ou alterações no quadro societário. 

Porém, é muito importante pontuar que existem algumas regras para a Sucessão Empresarial previstas no Código Civil que devem ser obedecidas. A empresa adquirente é responsável pelos débitos anteriores à transferência desde que sejam escriturados. Já os débitos tributários e trabalhistas serão de responsabilidade da empresa adquirente mesmo não estando escriturados. 

Para que a Sucessão Empresarial seja feita da maneira correta, é de suma importância que seja feito um planejamento antecipado com a análise dos valores que são arrecadados pela empresa vendedora, o quanto possui de despesas, qual a sua situação patrimonial, entre outros. 

A Sucessão Empresarial não é algo tão simples de ser feito por conta de todas as regras e nuances que possui. Contrate uma equipe qualificada. A “Mais Valores” possui um time altamente experiente para te ajudar! Estamos prontos para te dar toda a assistência necessária.  Entre em contato agora mesmo!

Quando ocorre a sucessão empresarial?

Existe a sucessão, dentre outros casos, quando ocorre mudança na propriedade da empresa ou alguma alteração significativa na sua estrutura jurídica, sendo que a empresa continua utilizando-se dos serviços dos empregados da sucedida.

Como fazer uma sucessão empresarial?

Para realizar uma sucessão de sucesso é preciso planejamento estratégico. É um processo a longo prazo e não de última hora. Todos os responsáveis devem se reunir e avaliar o que deve ser mantido dentro da empresa (cultura, valores, marca).

Como a sucessão empresarial se aplica no Direito do Trabalho?

NA sucessão trabalhista ocorre quando há transferência de titularidade da empresa sucedida - e, consequentemente, de suas obrigações - para a empresa sucessora. Com essa transferência também ocorre a transferência de dívidas trabalhistas.

Outros Serviços
Sobre a Mais Valores
Contato